Além das oficinas realizadas em Caxias do Sul, Três Coroas, Canguçu e São Leopoldo a segunda fase do Artesanato de Fibra RS incluiu um momento muito significativo: as oficinas realizadas na Retomada Nheengatu, junto à comunidade indígena Guarani. Durante dois dias, a professora Gilda de Ross, o professor Renan Isoton e a professora Tatiana Laschuk conduziram atividades especialmente planejadas para fortalecer e aprimorar a produção artesanal local.
O formato foi semelhante ao das outras oficinas do projeto, com duração de dois dias, justamente para garantir que todas as pessoas da comunidade tivessem oportunidade de participar, de acordo com seus horários e necessidades. Essa organização permitiu que a oficina fosse acessível a todos os integrantes da Retomada, sem interferir na rotina coletiva.
Durante as atividades, as artesãs Guarani apresentaram os produtos que já desenvolvem, evidenciando um trabalho muito bem feito, com domínio de técnica e atenção aos detalhes. A partir dessa demonstração, os professores puderam sugerir alguns aperfeiçoamentos em acabamento, apresentação e desenvolvimento de peças, sempre respeitando a originalidade e a identidade cultural do grupo.
A oficina se consolidou como um espaço de troca prática de conhecimentos, onde de um lado havia a experiência e o repertório das artesãs indígenas e, de outro, a contribuição técnica e pedagógica dos professores convidados. O resultado foi um aprendizado conjunto, que contribuiu tanto para a valorização dos produtos quanto para o fortalecimento da comunidade como referência na produção artesanal em fibras.
Texto: Tatiana Laschuk / Fotos: Jefferson Botega


Deixe um comentário